Celulares mudando quase tudo o que fazemos

Fiquei chocado com a lista da Exame sobre as 30 coisas que os Smartphones estão matando. Pelo menos umas 15 delas eu confirmei. E você? Quantos destes apetrechos foram substituídos pelos eu companheiro de bolso?

 

Navegador GPS
Muitos smartphones têm um GPS embutido. Andar com um aparelho só para navegação dentro do carro está acabando. Aplicativos como o Waze ou o Google Maps são capazes de fazer as mesmas tarefas (e outras antes impossíveis) que o GPS. Para viajar ou mesmo andar dentro da mesma cidade, hoje é mais fácil fazer a navegação usando o smartphone do que usar um GPS.

Câmeras compactas
Uma das principais brigas entre smartphones topo de linha é para ver quem tem a melhor câmera. Os aparelhos da Nokia, por exemplo, já trazem câmeras de até 40 megapixels. Isso fez com que as câmeras compactas fossem deixadas de lado. Para que carregar dois aparelhos diferente?

Walkie Talkie
Os rádios Walkie Talkie eram uma forma de comunicação útil antes do smartphone. O contato por rádio fazia com que a comunicação não fosse cobrada a cada ligação. A mesma estratégia foi aplicada em aplicativos de smartphone. Ligações usando a rede 3G não sofrem nenhuma cobrança extra. Alguns aplicativos inclusive imitam os Walk Talks, gravando curtas mensagens e as enviando a outros usuários.

MP3 Player
A Apple revolucionou o mercado da música com seu iPod e o iTunes. Nos últimos anos, no entanto, as vendas do iPod estão caindo tanto que muito se fala sobre a Apple descontinuar o iPod clássico. Outros modelos de tocadores de MP3 praticamente desapareceram do mercado. Os smartphones não somente carregam músicas dentro de si, como também podem ter aplicativos como Rdio e o Spotify. A conexão 3G e 4G baixa músicas instantaneamente e as toca sem que seja preciso armazená-las dentro do aparelho.

Bloco de anotações
Bloco de anotações e caneta no bolso são coisas do passado. Com um smartphone, é possível fazer anotações simples, sincronizar seu conteúdo entre diversos aparelhos ou mesmo compartilhar o conteúdo com outras pessoas. Apps como o Evernote ainda deixar que o usuário faça anotações usando os dedos, ao invés de escrever com o teclado. Desenhos e esboços rápidos são tarefas simples.

Guia de ruas
Os guias de ruas para grandes cidades já foram de grande ajuda. Hoje, qualquer aplicativo de smartphone pode substituí-los. O Google Maps é capaz de encontrar ruas em qualquer cidade do mundo. Ele ainda pode ser usado para mostrar o caminho de um ponto ao outro analisando o trânsito em tempo real.

Videogames portáteis
A Nintendo ganhou um grande mercado com o lançamento do seu primeiro videogame portátil, o GameBoy. Hoje, para se divertir de maneira rápida, é só baixar um joguinho no smartphone. O mundo foi conquistado por games como Angry Birds ou Flappy Bird.

… E a lista continua no site da Exame.

No Comments Yet.

Leave a comment